Pular para o conteúdo principal

Como ficar bem ganhando menos de um salário mínimo.



1-Saiba claramente onde você  está na jornada financeira.

Tenho consciência de que estou num momento de transição de carreira, iniciando um novo empreendimento, e me profissionalizando na pós graduação.
Sabendo que estou trabalhando para aumentar meu salário e que terei uma outra fonte de renda assim que concluir minha pós graduação  me traz a sensação de .. "Estou fazendo algo a respeito".
Durmo em paz  e orgulhosa do equilíbrio que estou tendo nessa fase da minha vida.

2-  Saiba quanto custa sua vida.

Minha vida atual custa quase seiscentos reais,e sabendo do meu salário atual busco não passar o mês devendo algo. Tenho me saído bem na questão, único erro que cometi foi comprando um presente caro de ultima hora para meu irmão onde precisei parcelar.

3-  Faça a vida custar menos do que se ganha.

A regra de gastar menos que se ganha precisa ser aprendida,mesmo que tarde. Confesso que um mês ou outro meus gastos fogem do trilho,mas é sempre por questões de saúde,então não carrego culpa sobre isso.

4- Planeje os gastos variáveis com antecedência

Quando o perfume ou remédio do cachorro acaba, quando é aniversário de alguém importante, ou quando algum item necessário acaba e preciso repôr.
Atualmente fiquei sabendo que vou precisar ajudar arrumar um consultório de atendimento com alguns colegas de curso,logo estou me programando para tal ajuda.

5-  Elabore calmamente os próximos passos financeiros

Assim que meu curso acabar terei um dinheirinho será investido na construção da minha casa.
Mas além disso,estou estudando sobre como iniciar uma previdência privada, e um plano de saúde bom. Mas isso é assunto para um próximo post :)



Com gratidão,
Leide.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprendizados da quarentena.

Faz tempo que não escrevo e me questiono se ainda sei tornar palavras tudo que sinto e experimento. Não é novidade que desapareço toda vez que as coisas ficam confusas e desajustadas. Enquanto escrevo me vejo confinada em um quarto tendo uma variação de humor bem louca. O mundo enfrenta uma pandemia que nos deixa desconfortante e sem perspectiva de como será o porvir. Sempre considerei importante ter respostas e alinhado a isto, sempre corri atrás delas, mas agora confesso honestamente que não acredito precisar da rota esclarecida.  1. Não sei se devo trabalhar. Estive trabalhando até dias atras e por esse motivo andei vulnerável ao covid e chegar ao ponto de ter medo de voltar a trabalhar. É louco pensar isso porque sou a dona de casa que ama trabalhar fora.  Ter a oportunidade de me desenvolver como educadora domiciliar me deixou muito animada porque acredito no homescholling. Mas a exposição me amedronta e tenho buscado apenas estabelecer rotina em casa. ...

Lições que aprendi com o livro CASA MINIMALISTA.

Não sei se acontece com vocês, mas minha relação com os livros é muito profunda. Costumo fazer listinha dos livros que quero ler no ano, e por serem de assuntos do meu profundo interesse acabo me envolvendo muito com a leitura e com o casa minimalista não foi diferente. Embora, esteja há cinco anos buscando viver de modo essencialista, essa leitura me confrontou bastante e me fez repensar hábitos. 1- Buscar ter comportamentos que estão alinhados com meus objetivos de vida. Se tornou mais fácil usar menos o celular, dormir cedo, ler todo dia, ter poucas roupas quando penso que tudo isso está alinhado com meus objetivos de vida. Não quero alimentar minha ansiedade, nem andar indisposta, muito menos estagnar intelectualmente ou ser irresponsável com os recursos naturais extraídos do planeta. Por essa razão busco alinhar meus hábitos de hoje com o amanhã que quero viver. 2.  Resgatar o propósito de cada cômodo da casa. Eu já havia lido sobre o propósito do quarto, sobr...

Looks Armário Cápsula de Inverno - 2019